10 dicas para evitar a inadimplência na sua empresa

Veja o conteúdo em vídeo, ou se preferir leia o artigo mais abaixo

Um assunto muito recorrente nos dias de hoje, é a inadimplência, assunto que era bastante comum e se tornou ainda mais graças à crise financeira que castiga nosso país.

Hoje a taxa de inadimplência do NF-e PROTECT é de 0%, isso mesmo, todos os nossos clientes nos pagam em dia. Tivemos apenas duas ocorrências de não pagamento, mas que foram sanadas rapidamente, e neste vídeo eu vou te contar todos os segredos do nosso sucesso neste assunto.

Sem dúvidas, uma das coisas que mais influenciam no caso do NF-e PROTECT é o preço acessível, é quase impossível uma empresa não ter como pagar o valor da mensalidade. Mas não é só isso e nós vamos te dar outras 10 dicas de como evitar a inadimplência:

 

Dica 01 – Consulte o crédito

Analise o crédito do cliente por meio de empresas ou entidades de proteção ao crédito como o Serasa, o SPC e associações empresariais. O cliente já está acostumado a essas consultas quando faz compras a prazo, por isso não causará mal-estar. É importante lembrar que essa análise deve ser frequente, já que a situação do comprador pode mudar a qualquer momento.

 

Dica 02 – Forneça a nota fiscal

Vender sem nota fiscal é crime. Além disso você perde o amparo legal para cobrar seu cliente.

 

Dica 03 – Ofereça formas de pagamento seguras

Hoje em dia todo mundo tem cartão de crédito e débito, e embora muitos empresários sejam contra, devido à taxa do cartão, os benefícios valem a pena, além de garantir o recebimento, não gera o transtorno de ir ao banco depositar ou descontar cheques. No caso de não aceitar cheques, é importante deixar isso claro aos clientes, por meio de avisos de fácil visualização. Se resolver permitir parcelamento em cheques nunca os aceite em nome de terceiros.

PAGAMENTO SEGURO

 

Dica 04 – Mantenha um histórico

É importante manter um histórico de pagamentos dos clientes, sempre anote as datas de vencimento e de pagamento seja em uma planilha do Excel ou em um software próprio. Isso ajuda a separar os bons dos maus pagadores.

 

Dica 05 – Atenção na sazonalidade

Os três primeiros meses do ano são os que apresentam a maior taxa de inadimplência. Portanto cuidado ao oferecer crédito facilitado nesse período. Você pode também verificar a sazonalidade de inadimplência no seu negócio por meio do histórico de pagamentos que comentamos no tópico anterior.

 

Dica 06 – Seja transparente

Esclareça o valor total cobrado, as condições de pagamento e as consequências de atrasos, como multas, juros e suspensão dos serviços.

 

Dica 07 – Faça um contrato

Para quantias mais expressivas faça um contrato explicando as obrigações de cada parte.

 

Dica 08 – Mande um lembrete de vencimento

Alguns especialistas aconselham a mandar um e-mail no dia do vencimento da mensalidade ou boleto. Aqui na NF-e PROTECT nós não precisamos adotar este procedimento, mas dependendo da taxa de inadimplência e no tipo de desculpas dos seus clientes, pode ser necessário. Clientes que dizem “esquecer” de pagar por exemplo, não terão mais este problema.

 

Dica 09 – Ofereça produtos e serviços de qualidade

Quando seus produtos são exclusivos, seus serviços são de extrema qualidade e seu atendimento é honesto e amigável e os preços são justos, fica muito mais difícil seu cliente querer te prejudicar.

Dica 10 – Cobre da maneira certa e no momento certo.

Envie o boleto no mínimo 5 dias antes do vencimento. Nós da NF-e PROTECT enviamos no primeiro dia do mês, para facilitar o planejamento do fluxo de caixa do cliente. Caso não o ocorra o pagamento:

  • Após 3 ou 4 dias do vencimento, faça a cobrança formal, por meio de um e-mail, de preferência um e-mail exclusivo para isso, financeiro@suaempresa.com.br por exemplo. Nunca acuse o cliente, diga que não conseguiu identificar o pagamento e peça para ele enviar o comprovante.  Quando aconteceu aqui, nós enviamos este primeiro e-mail e o boleto foi pago no mesmo dia. É importante lembrar, que no caso do boleto, o dinheiro demora em média 2 dias para cair na sua conta.
  • Após 10 dias do vencimento, faça uma ligação de cobrança e reenvie o boleto por e-mail.
  • Efetue este processo de envio de e-mail com boleto anexo a cada 7 dias.
  • Se após 30 dias ainda persistir a inadimplência envie uma carta registrada falando sobre os valores devidos e as providências a serem tomadas pela sua empresa, como multas, juros e suspensão de serviços, quebra de contrato, etc.

Para facilitar a visualização, nós fizemos a régua de cobrança abaixo, que você pode salvar no seu computador e utilizá-la para implantar um sistema mais eficaz e padronizado de cobrança.

RÉGUA DE COBRANÇA-nfe protect

Você ficou com alguma dúvida? Deixe aqui embaixo nos comentários para mim.

NFE PROTECT SISTEMA ARMAZENAMENTO

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