10 Dicas para Reduzir Custos na sua Empresa

Veja o vídeo:

Como Reduzir Custos

Em tempos de crise, reduzir gastos é imprescindível para a sobrevivência do seu negócio, por isso neste vídeo eu vou te dar dicas práticas que você pode aplicar na sua empresa ainda hoje para reduzir os gastos e consequentemente, aumentar seus lucros.

Segundo uma pesquisa recente do Serasa Experian, mais da metade das empresas brasileiras estão inadimplentes, e para que sua empresa não entre nesta lista, ou saia dela, se for o caso, nós listamos algumas dicas para você controlar melhor os gastos e reduzir os custos.

Dica 1 – Faça uma análise dos custos

Faça uma relação com todos os custos e despesas que a sua empresa tem hoje. Se você não sabe a diferença entre custos e despesas, assista esse vídeo. Assim ficará mais fácil visualizar o que pode ser mudado e impor metas para a diminuição dos gastos.

 

Dica 2 – Convoque o seu time para a ação

É impossível reduzir os gastos sem a ajuda dos seus colaboradores, faça uma reunião explicando a necessidade de mudança e peça ajuda à todos, mostre a importância de cada um no processo. Ações simples como reduzir documentos impressos, desligar as luzes e alguns equipamentos na hora do almoço serão de grande ajuda.

 

Dica 3 – Imprima apenas o necessário

A falta de controle das impressões e do uso de papel geram custos desnecessários para a empresa e também para o meio ambiente. Por isso é importante criar uma conscientização em todos os colaboradores, para que deem preferência a documentos digitalizados, imprimam dos dois lados da folha e utilizem rascunhos sempre que possível.

 

Dica 4 – Compre menos copos descartáveis

As despesas com copos descartáveis não costumam ser tão relevantes, mas algumas pequenas mudanças juntas podem significar uma boa melhoria, sem falar que é outra coisa onde as organizações devem investir para a preservação da natureza. Aconselhe todos a levarem suas canecas para o trabalho e assim diminuir as despesas e a quantidade de lixo produzida. Dependendo da quantidade de clientes que costuma receber, invista também em xícaras e copos para eles.

 

Dica 5 – Reveja seus fornecedores

É natural que após um tempo o departamento de compras se acostume com determinado fornecedor, mas é importante pedir outros orçamentos de tempos em tempos, pois pode ser que você encontre produtos similares a preços melhores, certifique-se que o produto não é inferior em qualidade e tente renegociar os valores com seu atual fornecedor antes de fazer o pedido para uma nova empresa.

 

Dica 6 – Verifique os planos de telefonia e internet

Com o contrato do serviço atual e as duas últimas contas em mãos, verifique se está de acordo com suas necessidades, muitas vezes as empresas cobram por serviços que não usamos, por isso revise qual tipo de ligação, se locais ou interurbanas, para telefones fixos ou celulares, a sua empresa realmente utiliza. Então pesquise outros planos, compare com outras prestadoras de serviço e peça orçamentos para poder avaliar melhor.

 

Dica 7 – Negocie as tarifas bancárias

As tarifas bancárias podem ser renegociadas, mas antes verifique o seu pacote de serviços e as tarifas cobradas por outros bancos.

 

Dica 8 – Repense as demissões

Diminuir a folha de pagamento pode ser uma boa, mas verifique os custos com rescisão, treinamento e o fato de ter um funcionário a menos na empresa.

 

Dica 9 – Analise o Regime de Tributação

Optar pelo regime de tributação errado pode te fazer perder dinheiro. Consulte seu contador sobre a melhor opção.

 

Dica 10 – Terceirize alguns Serviços

Antes de contratar um novo funcionário, pense se não seria melhor terceirizar o serviço, se for algo que não interfira na qualidade dos produtos e serviços comercializados pela sua empresa, terceirizar pode ser a melhor solução.

 

Dica bônus: Invista no Marketing de Baixo custo

Utilize as redes sociais para divulgar sua marca, veja o vídeo sobre Facebook. Invista em promoções, concursos e envolva o cliente na divulgação do produto.

 

Tem alguma outra dica pra compartilhar com a gente? Deixe aqui embaixo nos comentários.

BANNER FINAL ARTIGO BLOG

Recommended Posts

Deixe um comentário