Como obter Feedback e aumentar suas vendas

Veja o vídeo:

Como aumentar suas vendas

Hoje eu vou te mostrar como vender mais na crise fazendo as melhorias corretas, de acordo com seu público alvo. Afinal, não adianta reformar a loja toda, se o que os seus clientes mais precisam é de um lugar para estacionar.

Você já parou para pensar em como é fácil saber o que as pessoas pensam da sua empresa hoje em dia? As pessoas contam suas opiniões nas redes sociais, em diversos sites especializados, em blogs, no Youtube…

Por isso é muito mais fácil coletar informações sobre seus clientes, sobre o que eles acham do atendimento da sua empresa, dos serviços e produtos. É a forma de pesquisa que te dá as respostas mais sinceras, porque são espontâneas, e o melhor de tudo é de graça, basta você procurar. E onde procurar?

Facebook

O primeiro lugar é sua página no Facebook, mas não procure só na sua página oficial, muitas vezes o Facebook cria outra automaticamente, e é lá que as pessoas reclamam. Por isso ao invés de ler somente os comentários da página oficial, pesquise no Google e até no próprio Facebook se não existem outras páginas que se referem a sua empresa.

Reclame Aqui

Outro lugar muito importante, é o Reclame aqui, dependendo do seu ramo de negócio, é mais comum as pessoas reclamarem por lá.

Tripadvisor

Se o seu ramo é hotelaria ou alimentação, um outro site interessante é o Tripadvisor. Lá as pessoas comentam sobre restaurantes, hotéis, cafés e lugares turísticos em geral. É importante ver a pontuação, e também ler os comentários, responder na medida do possível.

Agora, se sua empresa não está no Tripadvisor e no reclame aqui, e não tem uma presença forte no Facebook. Você pode clicar aqui para ver um vídeo de como melhorar sua posição no Facebook. Mas enquanto isso, você pode criar pesquisas online, de forma gratuita, e enviar aos seus clientes por e-mail. Nesse caso, valem algumas dicas:

  • Não crie pesquisas longas demais, inclusive veja este link de um modelo bem legal que está sendo muito utilizado pelas grandes empresas, que você pode copiar e aplicar ao seu negócio;

 

  • Só faça pesquisa sobre itens ou assuntos que possibilitem ação real, afinal se você não irá mudar de que adianta saber;

 

  • Seja claro. Digamos que esteja analisando a satisfação de clientes em relação à uma estadia de hotel. Pergunte se o serviço de quarto foi eficiente, se a piscina estava limpa, se o recepcionista foi simpático, se a cama era confortável e assim por diante.

 

  • Não ofereça brindes, isso pode distorcer as respostas, afinal, quem vai julgar mal alguém que lhe dará presentes?

 

  • De preferência, dê a opção de anonimato, isso trará ainda mais sinceridade;

 

  • Ao final da pesquisa, agradeça aos seus clientes que se dispuseram a responder à sua pesquisa e reafirme a importância dessas informações para a melhoria dos serviços.

 

É claro que não basta ver o que as pessoas falam, é necessário tomar providências e dar feedback aos clientes que responderam suas pesquisas, pois a concorrência aumenta a cada dia, e quem não melhora, pode ficar para trás.

Você gostou das dicas? Tem alguma sugestão para um próximo vídeo? Deixe aqui embaixo pra mim nos comentários.

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