Fim do Emissor gratuito de NF-e e CT-E

Veja o vídeo:

Fim do Emissor

A SEFAZ-SP divulgou que os aplicativos gratuitos da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados a partir de 2017. Eu imagino que muita gente se assustou com esta notícia, é por isso que hoje nós vamos falar sobre este assunto e te dar algumas dicas de como reagir diante disso.

Em plena crise, tudo o que as empresas menos precisam é aumentar as despesas, não é mesmo? Mas não se desespere, existem no mercado softwares de baixo custo, alguns que custam menos de 100 reais mensais que podem suprir suas necessidades.

Quando adotar o novo sistema?

A partir de 1º de janeiro de 2017 não será mais possível fazer o download dos emissores. Mas quem já tem o emissor instalado pode continuar utilizando até que uma nova regra seja criada, pois ele não será mais atualizado. Como é difícil prever quando isso irá acontecer, e a implantação do novo sistema pode demorar, é melhor estar preparado, afinal o brasileiro é conhecido por deixar tudo para a última hora, mas nesse caso, o quanto antes pesquisar soluções melhor. Pois além da pesquisa e negociação, ainda tem o cadastro de produtos, o treinamento e o período de testes.

Para escolher o melhor serviço é importante se atentar para alguns pontos:

  • Se sua empresa emite nf-e e/ou ct-e é provável que vc já tenha um certificado digital, e é necessário verificar se o software emissor é compatível com ele, verifique o formato: A1 ou A3, E-CNPJ ou e-nfe. Se ainda não tem um certificado digital, clique aqui para ver qual escolher.
  • Se emite tipos diferentes de documentos, por exemplo nota fiscal de consumidor, nota fiscal de serviço, conhecimento de transporte, dê preferência à sistemas que permitam emitir todos os tipos.
  • Enfim, analise o melhor custo benefício, existem excelentes programas que oferecem soluções completas a um baixo valor, da mesma forma que existem outros gratuitos que não são tão simples de utilizar e tem várias limitações.

BANNER FINAL ARTIGO BLOG

Recommended Posts

Deixe um comentário