O que é a Análise SWOT?

Veja o vídeo:

O que é análise SWOT? E como aplicar ainda hoje em sua empresa

Hoje eu vou falar sobre a análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT, análise FOFA e matriz FOFA. Ela é uma ferramenta de análise dos ambientes externo e interno da empresa e te ajuda a ter uma visão mais ampla do seu negócio e do mercado.

Desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford, a matriz SWOT rapidamente se transformou em um método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.

A sigla SWOT vem da junção das palavras em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português a chamamos de FOFA, que representa as palavras Forças, Oportunidades, fraquezas e ameaças. As forças e fraquezas representam o ambiente interno da sua empresa, enquanto as oportunidades e ameaças representam o ambiente externo.

E como fazer a análise da sua empresa?

 

É muito simples:

  • Reúna várias pessoas de diferentes departamentos para ter uma visão mais ampla.
  • Depois liste todas as características com a ajuda desta planilha.

 BAIXAR PLANILHA

Para facilitar, vou dar um exemplo:

Vamos imaginar uma padaria de um bairro de classe média:

Ela pode ter como forças a localização e produtos de boa qualidade.

E como fraqueza podemos citar: os produtos de curta validade.  

Como ameaças temos a alta do dólar que influencia no preço de vários produtos à base de farinha de trigo. E a crise financeira no Brasil.

Oportunidade pode ser a grande quantidade de escritórios e lojas ao redor, que pode trazer mais clientes no café da manhã, almoço e café da tarde.

Com todas essas informações em mãos o próximo passo é pensar no que pode ser feito a respeito de cada ponto, para poder neutralizar ao máximo todas as fraquezas e ameaças e aproveitar todas as oportunidades e forças.

Por exemplo, como há alto fluxo de pessoas devido ao comércio local, uma opção seria criar descontos para grupos acima de 5 pessoas para o happy hour às sextas feiras. Criar um cartão de fidelidade para o almoço, além de fazer bolos de aniversário e cestas para o café da tarde.
 
Já no caso da validade dos produtos, é necessário  ter um controle maior sobre a produção, pois são itens que não podem ser estocados.

Por isso é importante reunir pessoas de diferentes setores para poder ter uma visão mais ampla da situação atual e ter mais ideias de soluções.

Em relação à crise financeira, uma alternativa seria rever os custos, e assim criar promoções e ou descontos em alguns produtos.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui embaixo nos comentários pra gente responder.

BANNER FINAL ARTIGO BLOG

Recent Posts

Deixe um comentário