O que é CFOP?

Veja o vídeo!

CFOP – Código Fiscal de Operações e de Prestações

CFOP, Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços, é um código do sistema tributarista brasileiro, determinado pelo governo.

Como o próprio nome diz, ele é um código que informa a natureza de circulação da mercadoria ou da prestação de serviços, e é por meio deste número que é definido se a operação terá ou não de recolher impostos. Ou seja, por meio dele é possível saber qual o local de origem do produto, se é de outro estado, de outro país, e também qual foi a operação, se é uma venda, uma devolução, uma compra…

Entenda os códigos do CFOP

Ocorrem muitos erros na hora de definir o CFOP, pois ele se modifica a cada transação, mas é bem simples:

O CFOP é composto, em geral, por 4 dígitos, o primeiro dígito indica o tipo de operação: entrada (compra de mercadorias) ou saída (venda de mercadorias).

No caso das entradas, usa-se o número 1 para entrada de mercadorias ou aquisição de serviços dentro do estado, o número 2 para entradas e aquisições de serviços de outros estados, e o número 3 para entradas e aquisições de serviços do exterior.

Para as saídas ou aquisições de serviços do estado, usa se o número 5, para fora do estado usa-se o número 6, e para o exterior usa-se o número 7.

Então, por exemplo, se eu comprei uma mercadoria, e na nota fiscal aparece o código 6102, ao realizar a entrada eu deverei indicar o código 2102.

Já o segundo dígito do código representa o Origem de Operação: industrialização, devolução, exportação, etc.

O terceiro e o quarto dígitos detalham a transação, devolução de compras para comercialização, remessa de mercadoria para reparo…

É interessante saber o que significa cada algarismo, mas o mais correto é sempre consultar a tabela disponibilizada pela SEFAZ para que não ocorram erros. Por isso, acesse o link abaixo para ver a tabela completa, para que você possa baixar e consultar sempre que necessário.

Tabela Completa CFOP

NFE PROTECT SISTEMA ARMAZENAMENTO

Recent Posts

Deixe um comentário