Guia NF-e PROTECT

Requisitos Mínimos #

O NF-e PROTECT é um aplicativo em nuvem, ou seja, o processamento de dados é todo feito em nossos servidores, sem prejudicar o desempenho de seu computador pessoal, portanto os únicos requisitos são:

Acesso ao Sistema Web:

1. Conexão com a internet;

2. Browser (Internet Explorer, Chrome, Mozilla Firefox, Safari, etc);

3. Sistema Operacional (Windows, Linux, Mac OS, Android, IOS, Windows Phone).

Instalação do APP:

1. Sistema Operacional Windows Vista ou superior;

2. Microsoft .NET Framework 4.5.

Yes No

Cadastramento e/ou Compra #

 1. Para se cadastrar acesse este link – https://app.nfeprotect.com.br/#/compra

 2. Preencha todos os campos do formulário na aba Empresa – Dados da empresa Contratante. Após finalizar, clique em Próximo. [Imagem 1]

 3. É importante cadastrar o CNPJ e E-mail Este E-mail será o utilizado pela equipe NF-e PROTECT para entrar em contato. Os outros dados podem ser alterados posteriormente, se necessário.

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 4. Preencha o campo Nome Completo com o nome do responsável pela utilização do sistema como Administrador. [Imagem 2]

 5. Este E-mail de usuário pode ser o mesmo que o e-mail empresa, porém os próximos usuários cadastrados via sistema web, terão que ter e-mails diferentes.

 6. As Senhas não necessitam de complexidade ou restrições de caracteres, mas recomendamos que use uma senha forte.

 7. Após completar seus dados, clique em Próximo.

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 8. Escolha a Data de vencimento das mensalidades (também na versão Demo). [Imagem 3]

 9. Preencha o campo Cupom de desconto se tiver um, caso ainda não tiver, fale com seu contador para entrar em contato conosco, mas é muito importante que cadastre o cupom de desconto nesse momento, pois posteriormente não será mais possível adicioná-lo.

10. Escolha o Plano que melhor se adapte à sua empresa, clicando no botão Quero este! e clique em Próximo.

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11. Leia atentamente o Contrato, e se estiver de acordo clique em Concordo e Finalizar para concluir o cadastro. [Imagem 4]

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12. Após o término do processo de compra, você poderá efetuar Login e começar a utilizar o sistema, porém o sistema só será totalmente liberado após o pagamento do boleto referente à adesão. Caso escolha o Plano DEMO não haverá boleto.

Fique atento:

No plano DEMO não há limitação da usabilidade do sistema, porém limita-se a 200 arquivos (XML) armazenados. Caso ultrapasse este limite durante o período de testes, e deseje contratar o NF-e PROTECT, os arquivos poderão ser mantidos mediante pagamento dos excedentes, ou se preferir poderá entrar em contato conosco e solicitar a exclusão dos mesmos.

Yes No

Login #

 1. Acesse o link – https://app.nfeprotect.com.br/#/login

 2. Digite o nome de usuário no campo Username. [Imagem 5]

 3. Digite a senha cadastrada no campo Senha.

 4. Clique em Login.

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 5. Caso tenha esquecido sua senha clique em Esqueceu a senha?

 6. Insira um e-mail válido para que possamos reenviar uma nova senha. [Imagem 6]

 7. Clique em Resetar Senha.

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8. Você receberá um e-mail com a senha temporária para logar.

  9. Faça o login no sistema com a senha enviada.

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10. Digite a nova senha.

11. Confirme a nova senha.

12. Clique em Trocar Senha.

 

Yes No

Geração de Boletos #

O sistema NF-e PROTECT só é totalmente liberado após o pagamento da adesão, além disso, após 5 dias do vencimento das mensalidades, o sistema bloqueia automaticamente. Se tiver optado pelo Plano DEMO desconsidere esta etapa.

 1. Clique na Aba Meu Plano, desça até Listagem de Movimentos. [Imagem 7]

 2. Se o boleto não estiver aparecendo, clique em Todos os Movimentos.

 3Em seguida clique no botão Gerar boleto ao lado do boleto pendente.

 4. O link abrirá numa outra aba, o boleto pode ser pago em qualquer lotérica, banco de sua preferência ou via internet banking.

 5. Se optar por pagar em lotérica ou agência bancária, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o boleto e clicar em imprimir.

 6. Caso já tenha pago o boleto e o sistema ainda não tenha sido liberado, mande um e-mail com o comprovante de pagamento em anexo para: financeiro@nfeprotect.com.br

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Yes No

Instalando e Configurando o Aplicativo #

 1. Dentro do sistema clique na Aba Downloads. [Imagem 8]

 2. Clique no ícone Cliente Windows para baixar o aplicativo.

 3. IMPORTANTE: O aplicativo só é compatível com Windows Vista ou superior, não podendo, portanto, ser instalado no Windows XP.

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 4. Caso apareça a mensagem “Este tipo de arquivo pode danificar seu computador. Deseja manter o arquivo application mesmo assim? Clique em Manter. [Imagem 9]

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 5. Em seguida vá até a pasta de destino onde o arquivo foi salvo, execute o arquivo dando um clique duplo com o mouse.

 6. Clique em Instalar. [Imagem 10]

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 7. Quando terminar o processo de download, clique em Procurar no campo Raiz XML. [Imagem 11]

 8. Defina o local que será criada a Pasta em seu computador e clique nela, em seguida clique em OK. Esta pasta serve para fazer upload dos XML para o sistema, conforme mostra o tópico Subindo Notas para o NF-e PROTECT via Pasta (Pág. 16) deste manual.

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 9. Após este passo as outras pastas serão configuradas automaticamente, como pode ser visualizado na imagem abaixo. [Imagem 12]

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10. Clique na aba Certificados. Se possuir certificado A1 já instalado no computador clique no Dropdown e apenas selecione-o, não necessita inserir a senha.

11. Caso possua apenas o cartão A3, conecte-o à leitora em seu computador.

12. Selecione-o e coloque a senha (PIN) do cartão A3. [Imagem 13]

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13. Clique em Salvar.

14. Clique em OK.

15. Preencha o Login e Senha do Usuário cadastrado. [Imagem 14]

16. Clique em Login.

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17. A partir deste momento, o aplicativo NF-e PROTECT já inicia o processo de busca na Receita Federal/SEFAZ das notas de entrada dos últimos 3 meses. [Imagem 15]

18. Caso o aplicativo dê a mensagem, Nenhuma NF-e foi encontrada, clique em Executar Processo no aplicativo novamente.

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Fique atento:

Esse processo de busca pode demorar alguns minutos, proporcionalmente a quantidade de notas encontradas e da disponibilidade dos servidores da Receita Federal/SEFAZ.

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Busca e Manifestação de NF-e de Entrada #

Para este processo é imprescindível que o certificado digital esteja instalado e conectado à máquina o tempo todo.

 1. Após o processo de buscas, conforme o tópico Instalando e configurando o aplicativo, vá até o site e efetue o Login no sistema web.

 2. Clique na Aba Lista. [Imagem 16]

3. Em Qual tipo? Selecione Entrada.

4.  Em Manifestação, selecione Não manifestadas.

5. Clique em Buscar.

 3. Selecione as notas a serem manifestadas, clique em Confirmação da Operação ou Ciência da Operação. Para entender a Manifestação acesse: http://nfeprotect.com.br/blog/o-que-e-manifestacao-do-destinatario/

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 4. Essas notas ficarão marcadas para manifestar, o sistema manifesta notas a cada 2 horas, caso queira que a manifestação ocorra no momento, basta clicar com o botão direito do mouse no aplicativo, e em seguida clicar em Executar Processo.

 5. Após este processo as notas ficarão disponíveis ao clicar na Aba Lista em Notas Fiscais. [Imagem 17]

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Enviando Notas para o Sistema #

As duas formas são bem fáceis, mas para enviar acima de 450 arquivos, indicamos o método Via Pasta, que não limita a quantidade de arquivos por vez.

 

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Enviando Notas para o NF-e PROTECT Via Sistema #

 1. Clique em Ir para o Sistema Web no aplicativo e efetue o Login no NF-e PROTECT,.

 2. Em Notas Fiscais ou em Conhecimento de Transporte, clique na aba Upload. [Imagem 18]

 3. Clique na opção Escolher arquivos.

 4. Selecione os arquivos que deseja fazer Upload.

 5. Clique em Abrir.

 6. Clique na opção Fazer Upload.

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 7. Verifique se não ocorreu nenhuma falha, visto que apenas arquivos XML são aceitos pelo sistema. Caso ocorra falha com algum XML válido, tente novamente. [Imagem 19]

 8. Se a falha persistir, favor entre em contato com nosso suporte, através do e-mail suporte@nfeprotect.com.br

 9. Após este processo as notas ficarão disponíveis ao clicar na Aba Lista em Notas Fiscais ou em Conhecimento de Transporte.

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Fique atento:

Apenas arquivos XML válidos do CNPJ cadastrado no NF-e PROTECT serão aceitos.

Não é necessário conectar o cartão A3.

Faça Upload de no máximo 400 arquivos por vez. Caso tenha muitos arquivos opte por fazer via Pasta que não possui limite.

Estas notas não serão manifestadas, porém o status será verificado na Receita Federal/SEFAZ.

Caso ocorra algum erro, verifique o Anexo “Solução de Problemas” no fim deste Manual ou mande um e-mail para suporte@nfeprotect.com.br

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Enviando Notas para o NF-e PROTECT Via Pasta #

 1. Instale e configure o aplicativo (ver tópico Instalando e Configurando o Aplicativo (Pág. 8)).

 2. Efetue o Login no aplicativo usando usuário e senha cadastrados no sistema.

 3. Em seu computador, vá até a pasta onde se localizam os arquivos que deseja armazenar.

 4. Selecione os arquivos, copie e cole na pasta NF-e\Novos ou CT-e\Novos que foi previamente definida na instalação do aplicativo. [Imagem 20]

 5.Os arquivos irão sumir da pasta Novos após serem enviados ao sistema.

 6. Após este processo as notas ficarão disponíveis ao clicar na Aba Lista em Notas Fiscais ou Conhecimento de Transporte. Essas notas também ficarão na pasta Enviados.

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Fique atento:

Apenas arquivos XML válidos do CNPJ cadastrado no NF-e PROTECT serão aceitos.

Não é necessário conectar o cartão A3.

Estas notas não serão manifestadas, porém o status será verificado na Receita Federal/SEFAZ.

Yes No

Baixe as notas em lote para o seu computador #

 1. Clique em Ir para o Sistema Web no aplicativo e efetue o Login no NF-e PROTECT.

 2. Clique na Aba Lista. [Imagem 21]

 3. Digite as datas de início e de fim, se quiser pode selecionar outros filtros, lembrando que todas as notas filtradas serão baixadas.

4. Clique em Buscar. Não é necessário selecionar os arquivos, todos os resultados que aparecem (desde que as notas estejam arquivadas) serão baixados, mesmo que sejam várias páginas.

5. Clique em Download Zip.

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 5. As notas serão baixadas em um arquivo compactado.

6. Basta clicar com o botão direito em Extrair para LOTE_NFE_XML. [Imagem 22]

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 7. Os arquivos estarão organizados por tipo de nota, ano e meses. [Imagem 23]

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Pesquise por notas específicas (Filtros) #

 1. Efetue o Login no Sistema Web do NF-e PROTECT.

2. Clique na Aba Lista de acordo com o tipo de nota NF-e ou CT-e.

3. Preencha os campos de pesquisa que desejar (data, valor ou tipo de nota). [Imagem 24]

4. E se preferir digite a razão social ou CNPJ no campo Filtro.

5. Clique em Buscar.

 6. Pronto! Agora você pode baixar o XML clicando no ícone, ou baixar todos os arquivos filtrados ao clicar no botão Download Zip.

7. Se preferir pode Visualizar e Imprimir o DANFE / DACTE ou até deixar uma Observação para a contabilidade.

8. Antes de imprimir o DANFE OU DACTE, clique na opção Ajustar à página.

9Você também pode visualizar um relatório das notas ao clicar no botão Relatórios.

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Cadastre seu Contador #

 1. Caso possua cupom de desconto, desconsidere esta etapa.

 2. Efetue o Login no Sistema Web do NF-e PROTECT.

 3. Clique na Aba Meu Plano. [Imagem 25]

 4. Em Dados do Contador clique em Adicionar Contador.

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 5. Preencha os dados de seu contador, podendo ser Pessoa Jurídica ou Física (CPF ou CNPJ) e em seguida clique em Salvar. [Imagem 26]

 6. Após este procedimento seu contador receberá um e-mail para finalizar o cadastro.

7. Pronto! Agora seu contador pode baixar suas NF-e e CT-e mês a mês.

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Baixe as notas para contabilidade #

 1. Clique em Ir para o Sistema Web no aplicativo e efetue o Login no NF-e PROTECT com usuário de Contador.

 2. Clique na Aba Lista. [Imagem 27]

 3. Digite as datas de início e de fim e demais filtros que desejar.

 4. Escolha a empresa desejada.

 5. Clique em Buscar.

 6Clique em Download Zip.

IMAGEM 27

6. As notas serão baixadas em um arquivo compactado.

7.Basta clicar com o botão direito em Extrair para LOTE_NFE_XML. [Imagem 28]

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 8. Os arquivos estarão organizados por tipo de nota, ano e meses. [Imagem 29]

IMAGEM 29

 

Yes No

Adicione o Logotipo de sua empresa no DANFE e no DACTE #

 1. Efetue o Login no Sistema Web do NF-e PROTECT.

 2. Clique na Aba Meu Plano. [Imagem 30]

 3. Na Aba Dados da Empresa clique no ícone Logotipo.

 4. Clique em Escolher Arquivo.

 5. Selecione o arquivo e clique em Abrir.

 6. O sistema dará a mensagem: Imagem atualizada com Sucesso.

IMAGEM 30

 7. Para ver o resultado visualize um DANFE de saída.

 8. Clique na Aba Lista. [Imagem 31]

 9. No campo Qual tipo? Clique em Saída.

10. Clique em Buscar.

11. Clique em Visualizar o DANFE.

IMAGEM 31

12. Pronto! Agora seu DANFE/DACTE terão o logotipo de sua empresa! [Imagem 32]

IMAGEM 32

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Editar Dados Empresa #

 1. Clique em Ir para o Sistema Web no aplicativo e efetue o Login no NF-e PROTECT.

 2.  Clique na Aba Meu Plano. [Imagem 33]

IMAGEM 33

 3. Em Dados da Empresa clique no ícone Editar Empresa.

 4. Altere os dados que desejar.

5. Clique em Atualizar. [Imagem 34]

IMAGEM 34

 

Fique atento:

Cuidado ao alterar o CNPJ da empresa, pois somente arquivos referentes ao CNPJ cadastrado serão aceitos.

Yes No

Editar Usuários #

1Efetue o Login no Sistema Web do NF-e PROTECT.

2. Clique na Aba Meu Plano.

3. Em Dados do Usuário, clique em Editar Usuários. [IMAGEM 1]

IMAGEM 1

 

 

Yes No

Adicione Usuários #

1. Efetue o Login no NF-e PROTECT, acessando o link https://app.nfeprotect.com.br/#/login

 2. Clique na Aba Meu Plano.

 3. Em Dados do Usuário clique em Editar Usuários. [Imagem 2]

IMAGEM 2

 4. Clique em Cadastrar. [Imagem 3]

IMAGEM 3

  5. Preencha os dados e clique em Salvar. [Imagem 4]

  6. O novo usuário receberá um e-mail com os dados para acesso ao sistema.

  7. IMPORTANTE: os usuários não têm acesso à parte financeira do sistema (Aba Meu Plano).

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Fique atento:

O NF-e PROTECT não permite o cadastramento de dois usuários com o mesmo e-mail.

Yes No

Resetar Senha #

1. Clique no botão Reset. Senha. [IMAGEM 5]

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2. Você receberá um e-mail com a senha temporária para logar.

3. Faça o login no sistema com a senha enviada.

4. Digite novamente a senha enviada. [IMAGEM 6]

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4. Digite a nova senha.

5. Confirme a nova senha.

6. Clique em Trocar Senha.

Yes No

Altere seu Plano #

 1. Clique em Ir para o Sistema Web no aplicativo e efetue o Login no NF-e PROTECT.

 2. Clique na Aba Meu Plano.

 3. Em Dados do Plano clique em Editar Plano. [Imagem 38]

IMAGEM 38

 

 4. Escolha uma das opções e clique em Contratar. [Imagem 39]

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 5. No pop-up Realmente deseja alterar o plano? Clique em Sim. [Imagem 40]

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 6. Pronto! Seu plano foi alterado com sucesso.

 

Fique atento:

No mês em que ocorrer a alteração do plano, o boleto de mensalidade será calculado de acordo com os referidos dias utilizados em cada plano.

 

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Funções do Aplicativo #

Todas estas funções serão habilitadas apenas quando o cartão A3 estiver conectado à máquina ou o certificado A1 instalado, exceto as opções: Exibir Processo, Logoff e Parar Aplicativo. [Imagem 41]

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Ir para o Sistema Web #

Esta função permite que o usuário acesse o sistema web com apenas um clique.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo.

2. Em seguida clique em Ir para o Sistema Web.

Yes No

Exibir Processo #

Esta função permite que o usuário veja as últimas ações/notificações do aplicativo NF-e PROTECT.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo.

2. Em seguida clique em Exibir Processo.

Yes No

Configurar #

Esta função permite configurar seu certificado A1 ou cartão A3, assim como as pastas onde deverão ser copiadas as NF-e e CT-e para que sejam automaticamente enviadas e armazenadas no NF-e PROTECT.

 

IMPORTANTE: o aplicativo precisa ser configurado somente uma vez, exceto quando necessitar fazer logoff para entrar com outra empresa/filial, ou parar o App. Para maiores informações veja o tópico Instalando e Configurando o Aplicativo (Pág. 8) deste manual.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo.

2. Em seguida clique em ..

Yes No

Executar Processo #

O sistema Busca, Verifica o Status e Manifesta as notas que foram marcadas pelo usuário na Receita Federal/SEFAZ automaticamente de 2 em 2 horas, mas se quiser, o usuário pode forçar essa ação.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo.

2. Em seguida clique em Executar Processo.

Yes No

Logoff #

Esta função permite alterar entre empresas/usuários.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo.

2. Em seguida clique em Logoff.

Yes No

Parar NF-e Protect #

Esta função permite fechar o Aplicativo.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo.

2. Em seguida clique em Parar NF-eProtect.

Yes No